Fórum Jovem ALTAMENTE com nova abordagem para ouvir os jovens e incentivar a sua participação

No Tortosendo, perto da Covilhã, nos dias 27, 28 e 29 de Julho teve lugar o Fórum Jovem ALTAMENTE  que reuniu jovens da Beira Interior, do Porto, de Loures e várias entidades locais e nacionais.

O evento organizado pela Coolabora, pelo Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, pela Junta de Freguesia de Tortosendo e pela Caixa de Mitos – Agência para a Inovação social contou com a presença e apoio do Programa Escolhas (ACM), da Câmara Municipal da Covilhã, do IPDJ – Instituto Português da Juventude e do Desporto, da CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, do NAJ – Núcleo de Apoio à  Juventude da Câmara Municipal de Lisboa, da ACES- Cova da Beira e da Associação Empresarial da Beira Baixa.

O evento foi organizado em três partes: um dia inicial de convívio e de conhecimento mútuo com actividades muito informais dinamizadas pelos jovens participantes; um segundo dia de acções organizadas em vários pólos que encerrou com uma conferência de imprensa e apresentação do Manifesto Jovem e um terceiro dia com uma Oficina para técnicos e técnicas de intervenção cuja finalidade foi promover a troca de experiências e a produção de recomendações para intervenções futuras mais eficazes.

Das actividades  podemos destacar várias modalidades de participação que no seu conjunto constituem uma nova abordagem para a “Voz” e a definição de objectivos dos próprio jovens:

  • À descoberta dos outros e dos espaços – peddy paper
  • Convívio e festa
  • Pólos da palavra
  • Speaker´s Corner
  • Mural aberto
  • Exprime-te e espreme-te com arte
  • Fervilhar de ideias, círculos de debate – World Café
  • Grupos de síntese e conclusões
  • Sessão plenária de fórum
  • Conferência de imprensa

 

  • À descoberta dos outros e dos espaços – peddy paper

Vários aspectos relacionados com a intenção de criar condições para que a voz dos jovens se faça ouvir sem ser no quadro habitual “estabelecido” ou “imposto” por aqueles que pretensamente os desejam ouvir, estão presentes nesta actividade inaugural do Fórum:

  • promover um ambiente de informalidade e liberdade, facilitador das interacções espontâneas entre os participantes;
  • abrir as actividades para cenários diversificados tais como a natureza, o património, a rua, o bairro, as instituições, os jardins etc.
  • relacionar as actividades com campos de aplicação nos diversos momentos e objectivos do Fórum: descobrir, comunicar, interajudar, auto-organizar; decidir, etc
  • contactar os diversos espaços do Fórum e apropriar-se de pontos de referência para as questões práticas (comer, dormir, realizar compras, etc) para fomentar a autonomia e auto – controle nas diversas jornadas e actividades.

 

  • Pólos da palavra

Disponibilizar dispositivos e processos de animação que facilitem a expressão de ideias, de sentimentos, de desejos, de vontades, de mensagens para si próprio/a e para os outros.

Trata-se de valorizar as palavras, a tomada da palavra, independentemente dos conteúdos, das propostas, das ideias concretas que são expressas.

  • Speaker´s Corner

Tomar a palavra para apresentar uma causa, argumentar, apelar à adesão dos presentes, defender a posição com convicção, com energia, com referências fortes e com uma comunicação persuasiva, no tom, na linguagem gestual, na interpelação regular dos presentes para se associarem às ideias defendidas.

No exercício realizado durante o Fórum Jovem Altamente surgiram várias causas, tais como a defesa da escola pública, o combate às touradas, a defesa do respeito mútuo no funcionamento em grupo, a defesa de uma auscultação mais efectiva dos alunos quando são assumidas decisões pelos directores, a defesa de uma Segurança Social para os jovens, etc.

  • Mural aberto

Um espaço de criatividade, com pintura colectiva de mural que contem uma mensagem de fácil leitura e interpretação por parte dos residentes locais e visitantes.

Trata-se de um espaço de criação mas também de convívio e cooperação entre todos os que colaboram numa obra colectiva com significado e impacto local.

  • Exprime-te e espreme-te com arte

Uma dinâmica de grupo que mobiliza a expressão corporal dos participantes e que os implica num jogo colectivo que assenta em interpretações subjectivas mas que acabam por ter significado para o grupo no seu conjunto.

Proporciona um quadro facilitador de tomadas de posição e de comprometimento ,

  • Fervilhar de ideias, círculos de debate – World Café

Criar uma dinâmica de reflexão e debate que permita antes de mais a expressão genuína das ideias e das visões que os participantes querem partilhar com uns com os outros.

A rotação dos grupos ou de cada participante individualmente pelos círculos de debate permite uma abordagem diversificada e co-construída de cada um dos temas centrais propostos. Na circunstância foram: o que eu ando à procura? que problemas quero debater? que soluções gostaria de apresentar e aprofundar? o que levo deste encontro quando me for embora?

A dinamização dos círculos estando a cargo de dois animadores, um jovem e um convidado, deve ser assegurado o registo de todas as ideias e propostas sem excepção, com uma abertura muito especial para aquelas que não estão alinhadas com “o pensamento consensual”ou “politicamente correcto”.

 

  • Grupos de síntese e conclusões

A apresentação das ideias e das propostas que resultaram da actividade dos grupos constitui um momento de síntese e de valorização do trabalho realizado na dinâmica dos círculos.

Torna-se particularmente importante que os registos escritos, desenhados, grafitados, sejam expostos durante as comunicações dos representantes para reforçar a pertença colectiva das conclusões e acentuar a originalidade e a criatividade de cada participação.

  • Sessão plenária de fórum

Os momentos de partilha, de decisão e de avaliação em sessão plenária permitem um conjunto alargado de elementos de auto-regulação e de valorização dos processos  colaborativos tais como:

– estimular e incentivar uma participação activa;

– facilitar a emergência de líderes informais;

– proporcionar um ambiente de coesão e de motivação em torno de causas comuns;

– operacionalizar o poder de decisão e a apropriação dos direitos através de votações.

  • Conferência de imprensa

Dar destaque aos jovens nos processos de divulgação do evento, dar primazia às suas ideias e propostas  (Manifesto) e valorizar os apoios das entidades e organizações presentes que reforçam a dinâmica do Fórum num plano mais político e institucional.

  • Convívio e festa

As actividades totalmente informais que criam as condições para uma participação que deixa de ter por base os estatutos convencionais marcadamente dominados por relações hierárquicas tais como o de formando/a, de aluno/a, beneficiário/a de apoios sociais, etc.

Trata-se de estabelecer relações de proximidade, não-hierárquicas e facilitadoras de uma comunicação de base horizontal que coloque todos os participantes em pé de igualdade.

Deixe um comentário