Encontro de educadores sociais interpela a crise actual

Foram muitas dezenas de educadores e trabalhadores sociais que se encontraram em Almeirim por ocasião do Encontro  Nacional e, mais uma vez, foi o optimismo que reinou num grupo profissional que pretende influenciar a vida local de uma forma positiva e solidária.

Cristina Milagre introduziu o tema da multicultaridade e da necessidade de prácticas consistentes serem disseminadas e valorizadas. A actual responsável pelos temas interculturais do ACM foi muito categórica no esforço que importa realizar para que as parcerias locais cooperem de forma a introduzir valor acrescentado nas acções de base local.

Idália Serrão fez honra ao seu estatuto político e apresentou uma visão global e estratégica para os próximos 10 anos em matéria de educação e desenvolvimento social. Neste plano da abordagem programática das questões da educação social, a representante brasileira Aline Mendes recuperou o essencial da teoria freiriana da implicaçao e transformação social, dando uma importãncia grande aos factores comunitários e solidários nas intervenções locais.

O Encontro foi rico em experiências trestemunhos e contou com momento culturais de relevo.

A Caixa de Mitos teve oportunidade de apresentar o Programa Europeu COMWORK e aproveitou para pedir colaboração aos educadores sociais para o processo de investigação- acção que está a decorrer a nível europeu sobre o perfil de competências destes profissionais da intervenção social.

Deixe um comentário