Metam o BIP/ZIP na passarola! Voar é preciso..viver não é preciso!

 Já é habitual. Todos os anos é como uma romaria, os BIP/ZIP comparecem. A Gustave Eiffel acolhe, a sala tem um espaço flexível, o coffee break é agradável e depois dos Power Points, das apresentações dos “bons exemplos”, vem sempre a participação em pequenos grupos territoriais. Todos fazem um grande esforço para que o BIP/ZIP continue a ser um grande sucesso, porque sendo único e positivo, tem que ser valorizado.
Mas a verdade é que este ano esperava-se mais. Pensava-se que o BIP/ZIP 2017 iria entrar na passarola do Bartolomeu de Gusmão…e voar. Mas não. Não descolou do modelo que vigora há uns anos e que todos sabem ….não é suficiente, tendo em conta as exigências dos territórios e o novo quadro politico e social que está a desafiar a sociedade portuguesa para a inovação e o desenvolvimento sustentável.
O tema da sustentabilidade que enquadrou a sessão BIP/Zip da Gustave Eiffel ele próprio vinha corrumpido com as confusões entre sustentável e rentável, com continuidade, com permanência, independentemente dos critérios económicos, sociais, ambientais e de governança que tiverem sido instituídos.  De que serve um projecto que invoca sustentabilidade, continuar, permanecer no território, na base de custos baixos e do voluntariado assistencialista e religioso? Que sustentabilidade pode ser invocada se o sistema de poder instituido no projecto e no território é o mesmo de sempre,   camuflado pela ideia de parceria e remetendo para capacidades de tesouraria, nos fluxos financeiros, que só “os grandes” os “poderosos” é que conseguem assegurar.
O próprio conceito de Ciclo da Sstentabilidade esteve a ser interpelado, posto em causa,  quando se separou a fase de “Execução e Financiamento do programa Bip/Zip” da fase posterior dita de “sustentabilidade” ou seja de continuidade com recursos próprios.
Mas todos sabemos que o ponto de partida BIP /ZIP é positivo, agora todos sabemos também que ele preciso de VOAR….no fundo talvez seja de recomendar: metam o BIP/ZIP na Passarola!
Carlos Ribeiro / caixa de Mitos 22 de Abril 2017