DLBC para que te quero……

O dlbc – desenvolvimento local de base comunitária como linha de acção e de financiamento para projectos locais representa uma oportunidade como, a seu tempo, a IC EQUAL representou para milhares de pessoas e de instituições a nível europeu e nacional.Não sabemos muito bem qual será a real dimensão desta dinâmica DLBC e se ela terá um mínimo de consistência. Conhecemos os antecedentes do Leader nas zonas rurais e o significado que aquele tem para as politicas de desenvolvimento de proximidade.

É claro que é dramático e frustrante recomeçar tudo de novo, como se não tivesse havido um Movimento de Inovação Social que a IC EQUAL materializou com coerência e persistência ao longo de 8 anos. Existem experiências-piloto sistematizadas, projectos inovadores publicados, recomendações e orientações para os diversos domínios de actuação disseminadas. Mas a tendência para memoria curta é poderosa e há quem pense, á revelia de todo o passado recente que a inovação social são uns projectos com muitos grafitti, com uns slogans em inglês, umas coisas com muito design, Redes Sociais, bootcamps etc ….enfim programas descartáveis para inglês ver. Na realidade a inovação social resulta da convergência de muitos factores dos quais importa destacar o trabalho persistente e colaborativo e uma experimentação consistente e prolongada das inovações propostas.
Será pois oportuno, com esta janela entre-aberta do DLBC, em alguns domínios concretos, de realizar o debate e abrir caminhos para a cooperação em torno de propostas para a inovação social.
Que tal uma primeira conversa sobre o tema que acima se enuncia?
E que domínios podemos considerar prioritários para agregar pessoas e instituições que desejam implementar, num futuro próximo, projectos locais com uma efectiva liderança das comunidades locais?

Tertúlia(s) da Caixa!

25de Setembro 2015 -17h30

Comunidadeslocais: projectos, animação territorial, redes e inovação social

Na AJA – Associação José Afonso

Rua de S. Bento, nº 170

1200-821 Lisboa

211 318 290

Deixe um comentário