Programa BIP/ZIP reforça desenvolvimento local nos bairros de Lisboa

Existem muitas e novas formas de energia renovável. Esta não só se renova como incentiva à descoberta e à promoção de novas energias. No fundo trata-se de uma metaenergia, a energia BIP/ZIP. Dezenas de animadores locais, dirigentes de instituições de natureza diversa, equipas de projectos, enfim um colectivo único que nos relembra que o desenvolvimento local é isso mesmo: uma gigantesca plataforma colaborativa que funciona tanto melhor quanto o espírito de actuação é convergente com os interesses dos territórios nos quais centenas de milhares de pessoas aspiram a vidas melhores e a uma cidade mais inclusiva.

Na Escola Profissional Gustave Eiffel, ontem Sábado dia 2 de Julho durante todo o dia, houve renovação energética a pensar em 2017. A Equipa de gestão e animação do BIP/ZIP Lisboa preparou o workshop com equilíbrio e com criatividade, tendo-se registado uma progressão, ao longo da jornada, do institucional (intervenções de enquadramento), ao regulamentar (intervenções sobre as regras de candidatura), ao testemunhal (relato de experiências bem sucedidas), ao participativo (debates e mesas de propostas) ao prospectivo  (ideias para futuro).

Um mural, no fundo auditório, com a inscrição de dezenas desafios e propostas espelhava a capacidade produtiva de um colectivo informal que se apropriou de um processo participativo único e com elevado potencial. Aqui reside esperança e muita motivação para bater definitivamente com a porta aos negros anos da austeridade e colocar o interesse das pessoas e dos mais desfavorecidos em particular no centro do desenvolvimento da cidade.

Carlos Ribeiro |03072016 |  CdM / crédito fotos

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

 

 

Deixe um comentário