AMARANTE NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA PELA MÃO DAS TECEDEIRAS DE FRIDÃO

A Manta Amarantina apresentou-se engalanada no Mosteiro de Alcobaça no passado sábado dia 18 de Abril. Bela, brilhante, aconchegada pelas sombras das colunas e abóbadas, ela revelou-nos a alma discreta dos amarantinos. Moldada pela disputa atrevida entre o nobre azul e o dourado imperial, com a sua postura serena, ela sim desceu do céu à terra. Apaixonámo-nos por ela. Obra de Cristina Rodrigues, obra das tecedeiras de Fridão, obra de todos os que se empenharam na sua realização.

A inauguração da exposição “O Céu desce à Terra” de Cristina Rodrigues, no Mosteiro de Alcobaça no passado dia 18 de Abril constituiu uma etapa de importância primordial para o projecto Activar Rural que desde há um ano a esta parte incentiva e impulsiona novas iniciativas nas Fraldas do Marão pela mão do CLAP – Centro Local de Apoio e Promoção Rural e da Caixa de Mitos – Agência para a Inovação Social.

O apoio da Câmara Municipal de Amarante para esta fase pós-apoios da Fundação EDP tornou-se crucial para viabilizar a revitalização da Tecelagem de Fridão através da parceria com a Arquitecta Cristina Rodrigues que ofereceu a oportunidade de associar os seus projectos artísticos ao concelho de Amarante.

José Luís Gaspar, presidente da autarquia amarantina, esteve presente em Alcobaça e dignificou a cerimónia de inauguração do passado Sábado com a sua presença assim como da restante comitiva municipal.

Por sua vez Cristina Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Fridão que também esteve presente enalteceu a capacidade das tecedeiras se organizarem para realizar em tão pouco tempo a Manta agora em exposição e reafirmou o apoio ao projecto.

As tecedeiras de Fridão vão agora no quadro da Oficina de Projectos da Tecelagem preparar novos projectos que se traduzam numa maior capacidade de produzir e vender produtos locais, valorizando as tradições de Amarante e conquistando melhores condições de rendimento e desenvolvimento pessoal.

No consórcio de apoio à iniciativa importa referir, para além da Cristina Rodrigues Studio, da Câmara Municipal de Amarante, da Junta de Freguesia de Fridão, do CLAP e da Caixa de Mitos, o Museu Municipal Sousa Cardozo, a Dólmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega e a Rendas Portuense.

Deixe um comentário