Escola da Segunda Oportunidade luta por apoios e melhoria das suas condições de funcionamento

O modelo das Escolas de Segunda Oportunidade continua vivo em Portugal através da ESOM – Escola da Segunda Oportunidade de Matosinhos que funciona numa antiga escola primária localizada em S. Mamede de Infesta.

O modelo, marcado pela flexibilidade e pela adaptação das actividades lectivas aos interesses e motivações dos alunos, assenta num conjunto de Oficinas Temáticas que procuram cativar os jovens para uma relação direta com os materiais e as profissões a eles ligados. A madeira, o têxtil e outras áreas de trabalho proporcionam aos jovens alunos experiências concretas de trabalho que os coloca em situação de teste e de auto-avaliação. Para além deste sentido da produção de objectos as artes constituem uma base fundamental para a consolidação dos conecitos e das aprendizagens. Um espectáculo anual é organizado para facilitar a integração interdispciplinar e promover a cooperação entre todos os membros da comunidade escolar.

Luis Mesquita, Director da escola, é um resistente nestas abordagens centradas nos alunos e desmistificadoras do currículo escolar. Acolheu a delegação da Gironde (Departamento e College Pablo Neruda) e a Caixa de Mitos para uma reunião visando a promoção de intercâmbios entre alunos e professores.

Deixe um comentário