Oficinas de Projectos na Comunidade

Oficinas para apoiar novos projectos independentemente do tipo de projectos e do tipo de promotores das futuras iniciativas.

Histórico

Concebidas em 1997 no âmbito do Programa Formação PME promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal (65 Oficinas em vários concelhos do país envolveram 1000 participantes) e dinamizadas posteriormente na Área Metropolitana do Porto com o apoio do PREAMP promovidas pela ANOP e por parceiros locais  (19 Ofcinas nos concelhos da AMP nas quais foram envolvidos 275 desempregados. Destas Oficinas surgiram projectos de criação de novas actividades empreariais e culturais, de requalificação profissional, de reorientação prissional e social).

Ofcinas de Projectos hoje:

São uma ferramenta de animação territorial e de promoção da autonomia das pessoas, não as condicionado à partida por quadros pré-estabelecidos e impostos pelas bases de financiamento que se encontram disponíveis. Utilizadas pelos CLDS e por equipas de animação territorial que necessitam de lançar um trabalho de base com um grupo específico de residentes, de jovens, de migrantes, de mulheres, etc.