REDES | Comunidade de Prática EPALE – INFONET

Tema de março é sobre iniciativas para captar novos públicos e promover a participação na educação de adultos

na Praça das Redes

PRAÇA DAS REDES | 2 de março 2021 | Animação da Comunidade de Prática EPALE – INFONET | Carlos Ribeiro

AS PISTAS DE MARÇO (I)

A indicação que a Ana Isabel Miguel, coordenadora do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira de Torres Vedras, nos fornece sobre “o convite aos adultos do território para virem participar em atividades que o Centro Q. dinamiza ou nas quais se envolve ativamente por via de parcerias com entidades locais” como via para captar novos públicos e incentivar à participação na Educação de Adultos e em particular nas ações dos Centros Qualifica, é como uma chave de ouro para uma abordagem orientada para a EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA.

Ou seja, o Centro Qualifica, ou o Centro de educação de adultos local, em vez de se colocar na ótica da OFERTA (que produtos e que serviços tenho para vender ou divulgar) posicionam-se numa perspetiva inversa, a da PROCURA (que necessidades têm os adultos locais em matéria de interesses básicos ou, no seu oposto, de interesses culturais).

Tanto é possível ligar a primeira vertente a uma Oficina de Gastronomia e de alimentação saudável, como é possível promover uma ida ao Cinema ao Ar Livre que a associação cultural local organiza uma vez por mês.

Mudar de perspetiva. PROCURA em vez da Oferta. Pode ser um bom ponto de partida.