Agri Nº8 tem Pão e Moinhos por tema central

A Revista em Revista da AGRI Nº8, Carlos Ribeiro – Coordenador Editorial

Tenho a sorte da padeira da Ereira vir até ao largo da aldeia e apitar várias vezes, para sinalizar a chegada da carrinha, como se estivesse a tocar a rebate ou a lançar um alerta de incêndio.  “É a padeira!” exclama-se nas casas das redondezas. E seguem-se os “olá vizinho, quantos são, o que é que leva hoje”, os trocos circulam rapidamente até que o estrondo da porta traseira num fecho apressado encerra o assunto até ao dia seguinte.

Nesta edição da AGRI tivemos oportunidade de entrevistar Miguel Freitas que esteve à frente da Secretaria de Estado da Floresta e do Desenvolvimento Rural, um governante empenhado e com ideias claras sobre o futuro dos setores que estiveram debaixo da sua tutela.  F

Fomos ainda à procura de moinhos e pão, ambos em evolução, na mesma fileira que passou a integrar novos modelos de padarias e em novas propostas comerciais para satisfazer uma clientela emergente da fase pós-industrial.

Para chegar a estes recantos precisámos de mediadores, de pessoas que asseguram uma função determinante na preservação do património e que estabelecem ligações nos territórios a partir dos seus saberes e das experiências vividas no passado. São os novos Guias informais ou melhor os Guardiões da memória dos lugares. 

Aqui presto a minha homenagem a esses mestres que contribuem para sentidos de vida que se fundam no humanismo e nas preocupações de um “viver juntos” justo e solidário, construindo informalmente a alma dos territórios.