Terra Jovem é projecto referência nos Açores

O Projeto Terra Jovem deu lugar, no dia 17 de outubro, à assinatura de um Pacto Territorial e à formalização da Rede Terra Jovem na zona sudoeste de Ponta Delgada, com vista à criação de oportunidades de inserção e aprendizagens para a empregabilidade jovem. Na assinatura deste compromisso estiveram presentes o Sr. Diretor Regional da Solidariedade Social, Paulo Fontes e Sra. Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade, a Sra. Vice presidente do ISSA, Dra. Marta Bulhões, bem como as diversas entidades regionais e locais.
Contou com a intervenção do consultor técnico-científico do projeto, Dr. Carlos Ribeiro – Caixa de Mitos, Agência para a Inovação Social, lançando desafios para ações futuras e destacando a importância de criar redes assentes no poder da comunidade e no poder de agir dos jovens.
Um voto de reconhecimento às 15 entidades que se aliam à APPJ e à Associação de Juventude Candelária neste projeto de desenvolvimento territorial: Junta de Freguesia das Feteiras, Junta de Freguesia da Candelária, Junta de Freguesia dos Ginetes, Junta de Freguesia das Sete Cidades e Junta de Freguesia dos Mosteiros; associando-se a Casa do Povo dos Ginetes, Casa do Povo das Feteiras, Casa do Povo das Sete Cidades e Casa do Povo dos Mosteiros e ainda Escola Básica e Integrada de Ginetes e a empresa Quintal dos Açores. Associam-se também Entidades de âmbito de Ilha e Regionais: a Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional, o ISSA – Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA, os Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel, e a Cresaçor. Um agradecimento especial à Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela que nos acolheu na sua sede na Candelária.
Houve ainda lugar à entrega pública resultantes de um Workshop Local de Partilha de Ideias, com empresários, maioritariamente ligados ao Alojamento Local, onde se debateram oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo jovem, bem como se identificaram outras necessidades externas na área do turismo e mobilidade.
O projeto é financiado pela Direção Regional de Solidariedade Social e integrado na Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social – Governo Regional dos Açores.

Fonte APPJ – Associação de Promoção de Públicos Jovens, Ponta Delgada