Ações em favor dos direitos dos jovens em situação NEET avançam em Portugal

Já está disponível uma versão detalhada do Programa das Jornadas de 19 e 20 de Dezembro nas quais o tema dos Direitos dos Jovens em situação NEET vai ser debatido e aprofundado. Pretende-se que no plano europeu e em cada país da União Europeia sejam adoptadas medidas que estimulem uma maior participação  dos jovens no acompanhamento e na elaboração das políticas públicas. Esta actividade insere-se no projecto Erasmus+ do Consórcio Europeu das ONG para os Direitos dos Jovens em situação NEET cujas bases são as seguintes:

PROGRAMA DOS JORNADAS

Sobre o projeto
O problema do desemprego dos jovens, a transição da educação para o mercado de trabalho, o acesso a uma educação de qualidade que apoie o desenvolvimento de competências para o emprego, são temas que se encontram na agenda política a nível europeu (e mesmo internacional), desde 2008 que viu emergir a crise económica que afecta particularmente as jovens gerações. Os seus efeitos prolongam-se de forma persistente até aos dias de hoje.
Com base na sua experiência a nível nacional de construção de redes e de trabalho com os jovens em situação jovens NEET, especialmente para que tenham voz a nível político, a Social DOers (Roménia) e cinco parceiros europeus da Áustria, Bélgica, Itália, Grã-Bretanha e Portugal estão a implementar este projeto que é financiado através do programa europeu Erasmus Plus – KA 3.
O projeto tem por finalidade dar voz às necessidades dos jovens em situação NEET dando-lhe expressão política e envolvendo os profissionais das ONG e os jovens nos processos de Acompanhamento e Monitorização (M & E) sobre a implementação de programas como o Garantia Jovem e outros associados a outros Fundos públicos relacionados com as necessidades dos jovens (nacionais ou europeus, incluindo o FSE).

Objectivos

  1. Apoiar a criação de 5 grupos mistos, liderados por ONG, a nível dos Estados parceiros que façam o acompanhamento especialmente da implementação do
    Garantia Jovem e de outros fundos públicos existentes (nacionais ou europeus, FSE).
  2. Partilha das melhores práticas no envolvimento de jovens e na implementação do
    diálogo com os decisores políticos, a nível local, nacional e europeu, diálogo relacionado com a eficácia das respostas políticas às necessidades dos jovens em situação NEET.

 

  1. Criar um grupo europeu liderado por organizações da sociedade civil que fomentem e valorizem o papel específico do diálogo político e do sistema de Monitorização Partilhada a nível europeu para as políticas relacionadas com os jovens em situação NEET.

Organizações e países parceiros

Fora da Caixa Internacional – Bélgica
Associazione Giosef – Giovani Senza Frontiere – Itália
Caixa de Mitos – Portugal
Österr. Kinder- und Jugendvertretung / Conselho Nacional da Juventude – Áustria
Tanyard Youth Project Ltd – Reino Unido, País de Gales

Social Doers – Roménia (Coordenação)
Período: 1 de Agosto de 2016 – 31 de Janeiro de 2017

Atividades
1 – Reunião de coordenação em Bucareste (Roménia)

2 – Reuniões transnacionais até 31 de Dezembro de 2016

A realizar em cada país dos parceiros europeus
3 – Investigação e sistematização do Estado da Arte

Cada organização parceira realizará uma investigação sobre a situação dos jovens em situação NEET e das políticas e programas nos respectivos países.

Os resultados serão incluídos numa brochura final que apresentará recomendações políticas a nível europeu.
4 – Reunião de alto nível e lançamento da Coligação Europeia

O evento será organizado em Bruxelas (Bélgica) em Janeiro de 2017. Serão apresentados os resultados das fases anteriores
e será divulgada a Coligação Europeia para os Direitos dos Jovens em situação NEET.
O evento reunirá decisores políticos de alto nível, tanto nacionais como a ível europeu, os animadores de programas para jovens, os investigadores, os dirigentes de ONG e jovens em situação NEET.

 

coryn2 acao3programa_direitosneet

 

Deixe um comentário